Por Maurício Nogueira
O Palmeiras venceu o São Paulo por 1 a 0 na noite desta segunda-feira (10), no Allianz Parque, e garantiu vaga na final do Campeonato Paulista. Em sua partida de estreia, Vitor Roque sofreu pênalti nos minutos finais do primeiro tempo, convertido por Raphael Veiga, que marcou o único gol do duelo. O lance da penalidade gerou polêmica e foi muito discutido pelos jogadores tricolores, que reclamaram que o atacante recém-contratado pelo Alviverde teria se jogado antes de sofrer o impacto.
Com o resultado, o Verdão segue vivo na busca pelo tetracampeonato estadual e enfrentará o Corinthians na final, em jogos de ida e volta: quem somar mais pontos nos dois confrontos será o campeão, e havendo empate, a decisão será no saldo de gols, e persistindo, nos pênaltis. O Tricolor está eliminado da competição.
Assim como nos duelos anteriores entre as equipes, o confronto desta segunda-feira começou equilibrado no Allianz Parque, com ambos os times encontrando dificuldades para atacar. Aos poucos, o São Paulo passou a dominar o meio de campo e controlar as ações do jogo.
Calleri e Lucas Moura, em sequência, criaram boas chances, mas não levaram perigo ao gol defendido por Weverton. Após os 15 primeiros minutos, o time comandado por Abel Ferreira, com auxílio do trio de ataque, começou a pressionar a saída adversária e levou perigo com Estêvão, que driblou a zaga tricolor, mas finalizou por cima do gol.
Já nos acréscimos, Vitor Roque aproveitou um vacilo de Rafael e caiu na área após ser impactado por Arboleda dentro da área. O juiz marcou pênalto, para desespero dos jogadores do São Paulo, que alegaram que o atacante se jogou antes de trombar com o zagueiro. Raphael Veiga cobrou e marcou para o Verdão, que foi para o intervalo com a vantagem.
Atrás no placar, o São Paulo voltou para o segundo tempo tentando pressionar o rival, mas sem eficácia. Diante disso, Zubeldía optou por tirar um dos três zagueiros e passou a atuar com uma linha de quatro defensores.
O Tricolor até tentou pressionar nos minutos finais, mas o Palmeiras manteve a bola longe do gol de Weverton e garantiu a classificação para a decisão do Paulistão.
Próximo confronto
Classificado, o Palmeiras enfrentará o Corinthians na final do Paulistão, em jogos de ida e volta, nos dias 16 e 27 de março. Dono da melhor campanha geral, o Timão terá a vantagem de decidir o título na Neo Química Arena.
Mín. 17° Máx. 26°
Mín. 18° Máx. 26°
ChuvaMín. 17° Máx. 27°
Chuvas esparsas