Por Maurício Nogueira
O Corinthians venceu o Barcelona de Guayaquil por 2 a 0, nesta quarta-feira (12), na Neo Química Arena, pelo jogo de volta da Fase Preliminar 3 da Pré-Libertadores. Os gols foram de Félix Torres e Carrillo. Apesar da vitória, o Timão não conseguiu reverter a desvantagem de três gols no placar e está eliminado da competição continental. A equipe alvinegra entrou em campo com a dura missão de vencer por três gols ou mais após ter sido derrotado por 3 a 0 no jogo de ida, no Equador. Ramón Díaz escalou um time ofensivo, fez mudanças ainda no primeiro tempo, mas não foi suficiente. Agora, o Corinthians irá disputar a Copa Sul-Americana.A primeira chance do Corinthians foi na saída de bola.
Após lançamento, Matheuzinho escorou de para dentro da área e Yuri Alberto cabeceou para fora. O Barcelona de Guayaquil equilibrou o duelo e o Timão teve dificuldades para criar novas oportunidades.A segunda finalização ao gol foi aos 20 minutos, em cabeçada de Gustavo Henrique defendida por Contreras. Pouco depois, Carrillo finalizou de primeira após lançamento de Garro e levou perigo ao gol equatoriano.
O Timão cresceu na partida. Yuri Alberto quase marcou após cruzamento de Matheuzinho, mas Contreras fez boa defesa.
O atacante também levou perigo em um chute de fora da área, novamente parado pelo goleiro. Memphis teve sua chance e finalizou de longe, com a bola passando raspando a trave. Aos 30 minutos, Ramón Díaz promoveu a entrada de Romero no lugar de Raniele e tornou a equipe ainda mais ofensiva.A insistência do Timão surtiu efeito no final da primeira etapa.
Garro cobrou escanteio na cabeça de Félix Torres que cabeceou para o fundo das redes. O primeiro tempo terminou com vantagem mínima para o Corinthians.
O clube alvinegro voltou pressionando o Barcelona de Guayaquil. Aos 16 minutos, Leonai interrompeu contra-ataque ao derrubar José Martínez, levou o segundo cartão amarelo e foi expulso. Conforme o tempo passava, o Corinthians se desorganizava mais em busca do segundo gol.
O Timão teve oportunidades em chutes de fora da área com Memphis e em uma cabeçada de Gustavo Henrique. Aos 39 minutos, Garro cobrou escanteio, Gustavo Henrique cabeceou e Carrillo completou para as redes. A arbitragem anulou o gol, mas, após revisão no VAR, validou a cobrança.
A última grande chance do Corinthians saiu nos pés de Memphis. Após jogada na lateral, a bola sobrou para o holandês na área, que arriscou um voleio e isolou. Matheuzinho também desperdiçou um chute na grande área. A partida terminou com a eliminação alvinegra.
O sorteio dos grupos da Libertadores será na segunda-feira (17), e o Barcelona de Guayaquil estará no Pote 4. Agora, o Timão foca no torneio estadual. O Corinthians enfrenta o Palmeiras no domingo (16), às 18h30 (de Brasília), no Allianz Parque, pelo jogo de ida da final do Campeonato Paulista.
Mín. 18° Máx. 23°
Mín. 18° Máx. 27°
ChuvaMín. 18° Máx. 25°
Chuva