Por Maurício Nogueira
Um homem de 70 anos foi preso em flagrante nesta terça-feira (15) por ter em casa objetos contendo símbolos nazistas, que seriam comercializados pela internet. A prisão faz parte da operação "Lembrança Ingrata" da Polícia Federal no Rio de Janeiro,
Na ação, policiais da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos cumpriram também mandado de busca e apreensão na residência, em Botafogo, zona sul.
A investigação começou com a denúncia da existência de uma organização não-governamental (ONG) com página na internet que vendia emblemas, ornamentos, distintivos, bandeiras, revistas, uniformes e outros objetos contendo a cruz suástica ou gamada, para divulgação do nazismo.
Na casa do suspeito foram apreendidos: bandeira, revistas e moedas com a suástica. Ele responderá por apologia ao nazismo, crime com pena de até cinco anos de reclusão e multa.
Holocausto
Em janeiro de 2022, a Assembleia-Geral da ONU aprovou uma resolução voltada a condenar o negacionismo e a distorção do Holocausto. No texto, a Assembleia expressa preocupação com a ascendência desse comportamento proporcionada pelos novos meios de comunicação, como as redes sociais.
Mín. 17° Máx. 26°
Mín. 17° Máx. 24°
Chuvas esparsasMín. 16° Máx. 24°
Parcialmente nublado