Sábado, 14 de Junho de 2025 07:09
(61) 99665-2298
Polícia ATAQUES CIBERNÉTICOS

PF cumpre mandados de prisão no DF contra hackers que atacaram sistemas do governo

Além do Distrito Federal, a operação também atuou nos estados de São Paulo e Paraná. Sistemas do Poder Judiciário, universidades públicas e empresas estatais estão entre os alvos do grupo criminoso.

10/06/2025 08h37
Por: Redação
Os alvos dos hackers foram a Procuradoria-Geral da República (PGR), Superior Tribunal de Justiça (STJ) além do site da Petrobras / PF / Divulgação
Os alvos dos hackers foram a Procuradoria-Geral da República (PGR), Superior Tribunal de Justiça (STJ) além do site da Petrobras / PF / Divulgação

Por Maurício Nogueira

A Polícia Federal (PF) cumpriu mandados de prisão e de busca e apreensão no Distrito Federal, nesta terça-feira (10), contra hackers suspeitos de realizarem ataques cibernéticos contra instituições públicas e privadas do país. Operação também ocorreu em São Paulo e no Paraná. Sistemas do Poder Judiciário, universidades públicas e empresas estatais estão entre os alvos do grupo criminoso. Entre os sistemas atacados, estão os da Procuradoria-Geral da República (PGR), Superior Tribunal de Justiça (STJ) e também o site da Petrobras, de acordo com apuração da TV Globo.

A atuação dos criminosos causou instabilidade operacional a estes sistemas, o que prejudicou a atuação desses órgãos e a prestação de serviços à sociedade civil.

Foram cumpridos dois mandados de prisão temporária e quatro mandados de busca e apreensão. Conforme informações obtidas pela reportagem, as prisões foram realizadas na cidade de Formosa, cidade em Goiás no entorno do Distrito Federal, e em São Paulo.

As ordens judiciais foram autorizadas pela 15ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do DF.

De acordo com a PF, os integrantes do grupo operavam sob pseudônimos e se intitulavam, em fóruns clandestinos de compartilhamento de dados, como os responsáveis por diversos ataques cibernéticos.

Durante as investigações, a PF constatou que os suspeitos utilizavam infraestrutura internacional para camuflar IP's (número identificador de um computador) e dificultar sua identificação e localização.

Os investigados podem responder por ao menos quatro crimes diferentes, incluindo associação criminosa, crime cibernético, divulgação de dados obtidos de forma ilícita e interrupção ou perturbação de serviço telemático.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Brasília, DF
Atualizado às 06h02
11°
Tempo nublado

Mín. 13° Máx. 24°

11° Sensação
4.01 km/h Vento
94% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (15/06)

Mín. 11° Máx. 24°

Tempo limpo
Amanhã (16/06)

Mín. 13° Máx. 24°

Tempo nublado