Por Maurício Nogueira
Protesto por melhores condições de moradia bloqueou, na manhã desta segunda-feira (26), um trecho da Marginal Tietê, próximo da Ponte do Jaguaré, no sentido Marginal Pinheiros, em São Paulo. O trânsito nas duas principais vias expressas da capital paulista foi afetado, com bastante congestionamento na região. Cerca de 100 moradores da Comunidade do Areião fecharam diversos pontos da via com barricadas de fogo, inclusive nos trilhos de trens da Linha 8-Diamante e 9-Esmeralda da ViaMobilidade. A circulação ficou interrompida entre as estações Presidente Altino e Ceasa, na Linha 9-Esmeralda, e entre Presidente Altino e Imperatriz Leopoldina, na Linha 8-Diamante.
Por volta das 7h30 a circulação dos trens foi retomada. A empresa informou que a normalização total do atendimento ocorreu cerca de 30 minutos depois.
Agentes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar atuaram no local para apagar as chamas e liberar a pista completamente. A Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou que uma equipe da Força Tática ajudou a garantir a segurança dos bombeiros.
Multas do rodízio
Devido ao caos no trânsito, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informou que as multas por desrespeito ao rodízio municipal de veículos, registradas de 7h às 10h nas Marginais Tietê e Pinheiros, serão anuladas.
A CET orienta os motoristas a evitarem a região, ou seguirem pela região da Lapa, com alternativa pelas Pontes do Remédio, do Piqueri, e outras anteriores.
Outra manifestação
Uma outra manifestação por moradia, na Zona Leste de São Paulo, também complicou o trânsito na manhã desta segunda-feira. Cerca de 500 pessoas interditaram as avenidas Rio das Pedras e dos Latinos, na região do Aricanduva.
Mín. 13° Máx. 24°
Mín. 11° Máx. 24°
Tempo limpoMín. 13° Máx. 24°
Tempo nublado