Por Maurício Nogueira
Uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) apontou que o Dia dos Namorados, celebrado em 12 de junho, levará 93 milhões de brasileiros às compras. Destes, 10,5 milhões devem comprar os presentes em cima da hora, isto é, na véspera da comemoração. Segundo os dados, esposos e esposas aparecem em primeiro lugar (58%) no ranking dos principais presenteados, enquanto 34% pretendem presentear os(as) namorados(as). Já entre os que não vão comprar presentes, 13% dizem não ter namorado(a), noivo(a) ou cônjuge, 12% vão priorizar o pagamento de dívidas e 11% afirmam não ter dinheiro.
Em relação aos que pretendem presentear, roupas (38%), perfumes, cosméticos e maquiagem (23%) e calçados (14%) lideram os itens mais procurados, seguidos por opções de jantar (20%) e bombons e chocolates (18%).
Em média, o consumidor deve desembolsar, na medida das possibilidades em torno de R$ 238 com os presentes, movimentando cerca de R$ 22,14 bilhões no comércio brasileiro.
“O Dia dos Namorados representa uma importante movimentação para o varejo, apesar da queda no número de pessoas que pretendem comprar presentes em comparação com o ano passado.
Mesmo com as contas apertadas, o consumidor mantém a tradição de presentear e fazer alguma comemoração especial na data”, destaca o presidente da CNDL, José César da Costa.
Mais de 30% pretendem comprar devendo
Para impressionar o parceiro, muitos consumidores pretendem ignorar dívidas. A pesquisa mostra que 31% dos entrevistados que pretendem comprar presentes irão às compras mesmo com contas em atraso, sendo que 71% estão com o nome negativo.
Os dados revelam ainda que 28% reconhecem gastar mais do que podem na compra de presentes para o parceiro. Entre os principais motivos, 41% acreditam que o esposo(a)/namorado(a) merece, 22% querem agradar o parceiro(a), não se importando se vão gastar mais do que deveriam, e 17% gostam de agradá-lo(a), não importando se irão fazer dívidas para isto.
Origem da data
O Dia dos Namorados no Brasil, comemorado em 12 de junho, tem origem na campanha publicitária de 1948 promovida pelo publicitário João Doria para a loja Exposição Clipper. O objetivo era aquecer as vendas em um mês tradicionalmente fraco para o comércio.
João Doria, proprietário da agência Standart Propaganda, foi contratado para criar uma campanha que impulsionou as vendas da loja Exposição Clipper em junho.
Inspirado no Dia dos Namorados, comemorado nos Estados Unidos, Doria criou slogans e campanhas para junho. O dia 12 de junho foi escolhido porque era véspera do dia de Santo Antônio, conhecido como "santo casamenteiro".
Com o suscesso da campanha, outros comerciantes aderiram aos dados e assim ficou consolidado o dia 12 de junho no Dia dos Namorados no Brasil.
Mín. 13° Máx. 24°
Mín. 11° Máx. 24°
Tempo limpoMín. 13° Máx. 24°
Tempo nublado