Sábado, 14 de Junho de 2025 08:56
(61) 99665-2298
Polícia FALSOS DIPLOMAS

Operação da Polícia Federal mira rede de falsificação de diplomas e exercício ilegal de profissões

São cumpridos 25 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal e 11 estados.

11/06/2025 08h39
Por: Redação
Agentes da Polícia Federal / Divulgação / PF
Agentes da Polícia Federal / Divulgação / PF

Por Maurício Nogueira

A Polícia Federal realiza, na manhã desta quarta-feira (11), operação contra uma rede de falsificação de diplomas e exercício ilegal de profissões. São cumpridos 25 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal e 11 estados. Esses documentos estariam sendo utilizados para a obtenção de registros em conselhos profissionais e para o exercício ilegal de atividades privativas de profissões regulamentadas. Uma pessoa foi presa em flagrante durante as buscas por porte ilegal de arma de fogo adulterada. Segundo a PF, a pessoa pegou uma arma de pressão e transformou em arma de fogo.

As investigações tiveram início após a identificação de um diploma falso apresentado para registro profissional. A partir da análise do documento, foi descoberto um site fraudulento, hospedado em uma plataforma pública, criado para simular um ambiente oficial de verificação de diplomas universitários.

O ambiente digital, construído com aparência legítima, continha diversos diplomas falsos em nome de terceiros. O material era oferecido à venda por meio de redes sociais e plataformas de mensagens, e os documentos abrangiam cursos de Direito, Psicologia, Engenharias, Biomedicina, Fisioterapia, Administração, Educação Física, entre outros. A PF já identificou ao menos 33 diplomas fraudulentos associados ao mesmo ambiente virtual.

A investigação apura a atuação de um grupo estruturado, com divisão de tarefas, envolvendo a produção, venda e uso de diplomas falsificados, havendo ainda indícios de lavagem de dinheiro e associação criminosa. Pelo menos oito dos beneficiários já estariam com registros ativos em conselhos de classe, exercendo funções diretamente ligadas às áreas falsamente declaradas.

Os investigados poderão responder por falsificação de documento público, uso de documento falso, estelionato, exercício ilegal de profissão e receptação, entre outros delitos eventualmente apurados ao longo das investigações.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Brasília, DF
Atualizado às 07h02
10°
Tempo nublado

Mín. 13° Máx. 24°

10° Sensação
4.04 km/h Vento
96% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (15/06)

Mín. 11° Máx. 24°

Tempo limpo
Amanhã (16/06)

Mín. 13° Máx. 24°

Tempo nublado