Sábado, 14 de Junho de 2025 08:24
(61) 99665-2298
Esportes BRASIL CLASSIFICADO

Brasil faz 1 a 0 contra Paraguai e está na Copa do Mundo

Vitória foi presente no dia do aniversário de Ancelotti

11/06/2025 08h59
Por: Redação
Rafael Ribeiro / CBF
Rafael Ribeiro / CBF

Por Maurício Nogueira

O Brasil venceu o Paraguai na noite desta terça-feira (10), na Neo Química Arena. Vinícius Júnior fez o gol da partida, no fim do primeiro tempo. O resultado, no dia do aniversário do técnico Carlo Ancelotti, garantiu a vaga da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 2026.

Com a vitória, o Brasil foi a 25 pontos e assumiu a terceira colocação das Eliminatórias Sul-Americanas. Já o Paraguai, fica com 24 pontos e cai para quinta posição.

O Brasil entrou em campo sabendo exatamente o que precisava para garantir um lugar na Copa do Mundo. Com o 2 a 0 do Uruguai sobre a Venezuela, bastava uma vitória em Itaquera para conseguir a classificação.

Ancelotti mandou a campo uma equipe ofensiva. Gerson deixou o time para a entrada de Raphinha. No ataque, Matheus Cunha e Martinelli entraram nos lugares de Richarlison e Estêvão, respectivamente.

A mobilidade prometida pelo italiano foi colocada em prática pelo time brasileiro. Só que o Paraguai também entrou em campo buscando a classificação para a Copa do Mundo. Gustavo Alfaro armou a equipe para explorar o contra-ataque.

O jogo se desenvolveu praticamente em 30 metros de campo, quase que um exercício de ataque contra defesa. O Brasil tentava furar a retranca paraguaia. Martinelli era o destaque, atuando aberto pela esquerda e ganhando quase todos os duelos contra Cáceres.

A partir da metade do primeiro tempo, o Paraguai começou a se aventurar no campo de ataque e ameaçou o gol de Alisson após uma sequência de bolas na área.

O Brasil só conseguiu furar a retranca no fim do primeiro tempo. Aos 44 minutos, Matheus Cunha aproveitou bola espirrada e cruzou para o meio da área. Vinicius Júnior apareceu como um raio no meio da zaga paraguaia e empurrou para o gol, fazendo explodir o estádio. Na comemoração, um abraço efusivo no treinador italiano.

No segundo tempo, porém, o jogo se inverteu. Foi o Paraguai quem tomou conta da partida. Ancelotti foi obrigado a colocar o zagueiro Beraldo na lateral esquerda no lugar de Alexsandro. O time visitante começou a pressionar através de bolas cruzadas.

Alisson foi obrigado a fazer pelo menos duas boas defesas. As melhores chances do Brasil foram com Bruno Guimarães. No começo do segundo tempo e no final, quando obrigou Gatito a fazer excelente defesa em chute de dentro da área.

Ancelotti

Homenageado pelo aniversário de 66 anos, com direito a mosaico, o técnico mostrou mais uma vez o estilo discreto, mas firme.

Orientou o zagueiro Marquinhos num papo individual. Aos 36 minutos, Martinelli fez boa jogada pela esquerda e Matheus Cunha cabeceou, obrigando Gatito Fernández fazer uma grande defesa.

O treinador esboçou uma reclamação sobre a cera do goleiro paraguaio. Na hora do gol, deu um abraço caloroso em Vini Jr.

Próximos jogos

Na próxima Data Fifa, em setembro, o Brasil recebe o Chile e viaja até a Bolívia, encerrando a sua participação nas Eliminatórias, sem Vini Jr, suspenso pelo acúmulo de cartões. Já o Paraguai tem o Equador em casa e fecha a competição fora de casa, diante do Peru.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Brasília, DF
Atualizado às 07h02
10°
Tempo nublado

Mín. 13° Máx. 24°

10° Sensação
4.04 km/h Vento
96% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (15/06)

Mín. 11° Máx. 24°

Tempo limpo
Amanhã (16/06)

Mín. 13° Máx. 24°

Tempo nublado