Por Maurício Nogueira
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participa de uma reunião conjunta na Câmara dos Deputados às 10h desta quarta-feira (11). O encontro ocorre em meio ao debate sobre compensações com o recuo nas mudanças no IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Entre os temas que devem ser abordados estão a ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda para R$ 5.000, além do empréstimo consignado com garantia do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). A reunião conjunta foi convocada pelas comissões de Finanças e Tributação, e de Fiscalização Financeira e Controle. Ao todo, cinco parlamentares apresentaram requerimentos para a realização do encontro.
IOF
Nessa terça-feira (10), Lula recebeu o ministro da Fazenda, Fernando Haddad para tratar das alternativas ao aumento do IOF. Logo após o encontro, o governo federal confirmou que irá propor uma alíquota de 17,5% de imposto de renda sobre investimentos.
O governo federal vai propor uma alíquota de 17,5% de imposto de renda sobre investimentos.Play Video
Propostas para tratar das alternativas ao aumento do IOF são apresentadas ao presidente Lula
por Brasília
No último fim de semana, Haddad se reuniu com os líderes do Congresso Nacional para acertar detalhes da proposta.
Entre as medidas estão:
- Corte de 10% nas isenções fiscais;
- Aumento de 12% para 18% do imposto sobre o lucro das casas de apostas;
- Elevação das alíquotas da contribuição social sobre lucro líquido das empresas de tecnologia financeira e instituições de pagamento;
- Alíquota de 5% sobre investimentos em letras de câmbio dos setores imobiliário e do agronegócio.
Mín. 13° Máx. 24°
Mín. 11° Máx. 24°
Tempo limpoMín. 13° Máx. 24°
Tempo nublado