Sábado, 12 de Julho de 2025 01:26
(61) 99665-2298
Cultura Goiás

Edição histórica do Fica 2025 termina neste domingo

Destaque da noite é show gratuito dos Paralamas do Sucesso, às 19h30, na Praça de Eventos, com apoio do Sesc Goiás

15/06/2025 18h10
Por: Redação Fonte: Secom Goiás
Fica 2025 se despede da cidade de Goiás com programação que celebra cinema, cultura popular e força da música brasileira (Fotos: Secult-GO)
Fica 2025 se despede da cidade de Goiás com programação que celebra cinema, cultura popular e força da música brasileira (Fotos: Secult-GO)

Neste domingo (15/06), o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica 2025) se despede da cidade de Goiás com uma programação que celebra o cinema, a cultura popular e a força da música brasileira.

O destaque da noite é o show gratuito dos Paralamas do Sucesso, às 19h30, na Praça de Eventos, com apoio do Sesc Goiás — um encerramento à altura de uma semana marcada por arte, reflexão e muitos encontros.

A programação se encerra oficialmente com a cerimônia de premiação, no Cine Teatro São Joaquim, quando serão revelados os filmes vencedores nas quatro mostras competitivas do festival. Para quem não conseguiu acompanhar, à tarde, das 14 às 18 horas, é realizada sessão coma reprises dos filmes premiados.

Foto: Reprodução/Secom Goiás
Foto: Reprodução/Secom Goiás

Balonismo: voo para celebrar novos horizontes

Das 18 às 22 horas, o público poderá participar dos voos panorâmicos no balão do Fica, atividade inédita do festival. O passeio oferece uma vista aérea deslumbrante da cidade de Goiás, permitindo contemplar a paisagem histórica e natural com um olhar ampliado — uma metáfora viva do que o cinema e a cultura propõem: sair do chão para imaginar outros mundos possíveis. O passeio será no Palco Beira Rio.

Foto: Reprodução/Secom Goiás
Foto: Reprodução/Secom Goiás

Exposições e atividades formativas

As exposições seguem abertas ao público com obras no Palácio Conde dos Arcos e na Casa de Memória do Judiciário, das 9 às 17 horas, e no Sesc Vila Boa, das 9 às 20 horas.

Já a programação de atividades formativas foi encerrada com aCuradoria para cineclubes: estratégias e cuidados, mediada por Antônio Balbino, no Colégio Sant’ana, pela manhã. O espaço Fica Compartilhado, local que concentra diversas ações da programação dos parceiros do festival, também permanece aberto neste domingo.

Foto: Reprodução/Secom Goiás
Foto: Reprodução/Secom Goiás

Tributo a Juraildes da Cruz

O cantor e compositor Juraildes da Cruz Rodrigues será homenageado oficialmente pelo Fica 2025, em reconhecimento à sua trajetória artística e à valorização da cultura popular brasileira, especialmente a goiana. O artista apresentará o espetáculoCapim Cheiroso, marcado para às 18 horas, no Palco Mercado.

O show celebra o lançamento do álbumAos Pares, fruto da parceria de 35 anos entre Juraildes e o também compositor Écio Duarte. Com canções inéditas que dialogam com as raízes do cerrado e temas universais, o repertório reafirma a força poética e musical de Juraildes.

Neste último dia do Fica, as pessoas prestigiarão, ainda, outras atrações artísticas como a apresentação de Capoeira do grupo Meninos de Angola, o bloco Tambores de Orum e o grupo Charangau, todos no Palco Coreto pela manhã e à tarde.

Foto: Reprodução/Secom Goiás
Foto: Reprodução/Secom Goiás

Paralamas do Sucesso no palco principal

O encerramento musical do festival será comandado por um dos maiores nomes do rock brasileiro: Paralamas do Sucesso. A apresentação será às 19h30, na Praça de Eventos, com entrada gratuita.

Com apoio do Sesc Goiás, a banda promete um repertório repleto de clássicos comoAlagados,Lanterna dos AfogadoseMeu Erro, além de músicas que misturam rock, reggae, MPB e ritmos latinos.

Com mais de 40 anos de estrada, o trio formado por Herbert Vianna, Bi Ribeiro e João Barone leva ao palco do Fica uma trajetória marcada por inovação musical e engajamento social — encerrando o festival com intensidade, poesia e festa.

Fica 2025

O Fica 2025 se despede do público reafirmando sua essência: um festival onde o cinema planta ideias, a arte conecta territórios e a música celebra quem somos.

De “tijolo em tijolo”, de película em película e de encontros e mais encontros, o Fica constrói — não apenas caminhos presentes — mas também destinos futuros.

Com o temaCerrado: a Savana Brasileira e o Equilíbrio do Clima, o Fica 2025 trouxe nesta edição uma vasta programação gratuita que inclui mostras competitivas de cinema, oficinas, atrações culturais, atividades ambientais, sessões voltadas ao público infantil, shows musicais, além de fóruns e debates com grandes nomes do cinema nacional e internacional.

O evento é uma realização do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) , em correalização com a Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da Fundação Rádio e Televisão Educativa (RTVE).

O festival conta ainda com a cooperação de diversas instituições, entre elas: a Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro (Apan), MapBiomas, The Nature Conservancy Brasil, Unesco, Museu do Índio (Funai), Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Participam também as Secretarias de Estado da Educação; do Desenvolvimento Social; da Saúde, Esporte e Lazer; do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, além do apoio do programa Goiás Social, Sesc Goiás, Saneago, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar do Estado de Goiás, Instituto Federal Goiano e da Prefeitura da cidade de Goiás.

A cobertura de imprensa oficial do Fica 2025 será realizada pelas emissoras TV Anhanguera, TV Brasil Central, TV UFG e Canal Saúde (Fiocruz).

Saiba mais

Filarmônica de Goiás apresenta concerto em homenagem a Johann Strauss II

Premiado “Manas”é uma das três super estreias do Cine Cultura

Oficina gratuita propõe reconexão com corpo por meio da dança

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.