Por Maurício Nogueira
Um dos mais antigos provérbios da face da terra é "melhor prevenir do que remediar". Mesmo assim um contigente de seres humanos masculinos instruídos ou não conseguem não atentar para o que essa curta frase traduz.
Para todos os anos lembrar o conteúdo do provérbio, instituiu-se a campanha global Novembro Azul, cujo foco é conscientizar os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Mas todos sabemos que não é só em novembro que é necessário ficar de olho nesse tipo de câncer que tem como peculiaridade não dar sinais de existência precocemente
A importantíssima campanha que originou-se na Austrália em 2003, ganhou impulso no Brasil, em 2011, por meio do Instituto Lado a Lado pela Vida.
Sabe por que é importantíssima? O câncer de próstata é a segunda doença que mais mata homens no mundo e, no Brasil, é o segundo mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele.
Como o Dia da Mulher deve ser todos os dias. O mesmo vale para a conscientização e a prevenção, as quais não podem sair do radar de todo o homem que se cuida, ou deveria. Portanto, não é só em novembro que é preciso se conscientizar. Mais do que isso é ficar mais atento e partir para a prática. Buscar um médico urologista para prevenir.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca) a doença não escolhe dia para surgir e se manifestar, por isso é fundamental consultar o urologista, se submeter a exames de sangue e de toque retal além de ficar atento aos sintomas.
É uma glândula do sistema reprodutor masculino, pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.
O exame de toque retal é necessário para que o urologista possa avaliar alterações da glândula. Tais como o endurecimento ou, ainda, presença de nódulos suspeitos suspeitos. Outro é o exame de sangue PSA (Antígeno Prostático Específico). Ao menos 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal.
Demais exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como a biópsia, que retira fragmentos da próstata para análise, guiada pelo ultrassom transretal.
Sintomas traiçoeiros
O câncer de próstata, como outros tipos, não costuma apresentar sintomas nas fases iniciais. Inclusive isso dificulta a detecção precoce. Os sintomas traiçoeiros tendem a surgir com mais frequência nas fases avançadas da doença. Daí a atenção tem que ser redobrada.
Além de sintomas urinários, há a possibilidade de que, nas fases mais avançadas da doença, o paciente possa sentir dores ósseas, emagrecimento, cansaço excessivo, falta de apetite.
• histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio;
• fator étnico: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer;
• obesidade.
Bem, agora sem preconceitos e piadas já bem ultrapassadas por sinal, faça o que deve ser feito. PSA para início de conversa e, se for preciso, toque retal depois. Você ira agradecer a si mesmo pela iniciativa que salva. Diagnóstico com antecedência faz muita diferença no combate ao câncer não só da próstata, mas de todas as modalidades. Concluindo o texto com mais um valioso provérbio. "Quem avisa amigo é!!!!". Cuide-se.
Mín. 19° Máx. 29°
Mín. 19° Máx. 27°
ChuvaMín. 19° Máx. 26°
Chuvas esparsas